Newcastle: CE Limita Importações Avícolas da Roménia e Regionaliza Restrição na Bulgária

A Comissão Europeia (CE) decidiu aplicar restrições à importação de produtos avícolas procedentes da Roménia devido à doença de Newcastle, cuja primeira evidência no país foi em Novembro de 2005.

Tendo em consideração o período de incubação da enfermidade, foi suspensa a importação à União Europeia de carne fresca de aves domésticas, de caça e selvagens, preparados de carne e produtos cárneos daí derivados de aves que tenham sido abatidas depois de Outubro de 2005, lemos no Agrodigital. Pelo definido na Decisão 2006/264/CE, estas medidas têm aplicação até 31 de Julho de 2006.

Quanto à Bulgária, e apesar da boa evolução do controlo da doença de Newcastle, Bruxelas decidiu regionalizar a restrição à importação de produtos avícolas. Apenas as regiões de Vratsa e Blagoevgrad ficarão afectadas pela proibição. Recorde-se que, em Setembro de 2005, foi confirmado um foco na primeira região e, em Janeiro de 2006, na segunda. A restrição afecta a importação de aves domésticas, de caça e selvagens, de ovos para incubação, carne fresca e preparados de carne procedentes das ditas regiões. Esta medida manter-se-á, por Decisão 2006/263/CE, até 23 de Janeiro de 2007.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …