Ministério da Agricultura atribui IGP a OVOS-MOLES (Aveiro) e a BATATA-DOCE (Aljezur)

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, concedeu dia 10 a protecção nacional a Aljezur como Indicação Geográfica para batata-doce (Batata doce de Aljezur) e a Aveiro como Indicação Geográfica para ovos-moles (Ovos moles de Aveiro).
Estas protecções são atribuídas no âmbito da legislação comunitária relativa à protecção das indicações geográficas e das denominações de origem dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios.

Os Ovos-moles de Aveiro são o primeiro produto de padaria / confeitaria ao qual é atribuído uma protecção no âmbito da legislação comunitária. Trata-se de um produto com reputação amplamente conhecida, sendo determinante a qualidade da matéria-prima oriunda da região, o saber fazer e o seu modo de apresentação.

A Batata-doce de Aljezur é produzida numa região que dispõe de condições edafo-climáticas únicas para o seu cultivo. Os solos de textura arenosa, com uma camada superficial pouco espessa e subsolos compactos, o clima mediterrânico de influência marítima, fazem da batata-doce de Aljezur um produto de sabor diferente, de qualidade reconhecida pelos consumidores. O facto de se tratar de uma zona inserida no perímetro de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, são certamente desafios e oportunidades adicionais que se colocam, compatibilizando a preservação dos valores naturais com a integração nos produtos de uma mais valia ambiental.

A atribuição destas protecções constitui uma mais valia significativa para os diversos agentes envolvidos nas respectivas fileiras, para os territórios abrangidos e para o consumidor, que cada vez mais procura um produto diferenciado, com garantias de segurança e qualidade alimentar. Visa-se assim o reforço da competitividade, dos produtos e dos territórios, ao mesmo tempo que se preservam e valorizam os nossos recursos genéticos, gastronómicos, culturais e paisagísticos.

Fonte: MADRP

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …