Mercado Internacional de Cereais Encontra Estabilidade em Junho

O Conselho Internacional de Cereais publicou o relatório mensal referente a Junho de 2005, destacando a estabilidade dos preços internacionais, apesar da pressão vinda da Austrália, onde chuvas repentinas modificaram as perspectivas de seca.

Foram efectuadas, além disso, diversas compras especulativas de futuras colheitas norte-americanas devido a previsões meteorológicas favoráveis; o mercado internacional esteve ainda sob pressão de preocupações relativas aos cultivos do sul da União Europeia, afectados pela seca, e a eventuais necessidades de importações de trigo por parte do sul da Ásia. As boas colheitas de trigo de Inverno dos Estados Unidos também exerceram pressão.

Não obstante, o Conselho Internacional de Cereais concluiu que «produziram-se poucas mudanças ao longo do mês; o mercado global encontrava-se bem servido, graças à chegada da abundante colheita da Argentina e a umas vendas persistentes por parte da China».

No que diz respeito à cevada, os mercados internacionais mostrara-se mais fortes em Junho e, na União Europeia, os preços ganharam terreno. Transferiram-se stocks de intervenção para Portugal e Espanha, onde a seca impediu que os países dispusessem de cereais suficientes para o fabrico de rações para animais.

Em contrapartida, os preços registaram uma quebra importante na Austrália, onde as chuvas melhoraram as perspectivas para a colheita.

Em relação à soja, o Conselho Internacional de Cereais revela que se destacou uma subida forte dos preços no mercado dos Estados Unidos, mas tratou-se de um fenómeno efémero atribuído a previsões do Departamento de Agricultura do país, segundo as quais a oferta será adequada à procura, em 2004/2005.

Os preços do arroz perderam terreno na Ásia. É que o volume da segunda colheita do Vietname e a descida da procura de arroz tailandês pressionaram o mercado, adicionando-se ao cenário a continuação da sementeira na Índia.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …