Mercado da manteiga apresenta ligeiros sinais de recuperação

As diferentes medidas implementadas pela Comissão Europeia para evitar a queda dos preços dos diversos produtos lácteos parecem ter tido resultados efectivos, pelo menos no curto prazo com a estabilização dos preços da manteiga e do leite em pó desnatado ao nível da intervenção.

Em consequência, o preço da manteiga comunitária fixou-se cerca de sessenta por cento acima do preço nos mercado mundial, sendo essa percentagem de dezasseis por cento no caso do leite em pó desnatado. Tais resultados parecem demonstrar, de acordo com o UK Milk Board, que existem ainda muitos excedentes daquelas commodities lácteas no mercado da União Europeia.

A Comissão Europeia decidiu a comprar a partir de 1 de Março de 30 mil toneladas de manteiga ao preço pré-determinado de 2.218 euros por tonelada [sendo que a CE esgotou já esse plafond de compras] e 109 mil toneladas de leite em pó desnatado ao preço de 1.698 euros por tonelada.

Logo no primeiro dia de intervenção foram compradas 28 mil toneladas de manteiga e 40 mil toneladas de leite em pó, havendo ainda a ter em conta a existência de 49.654 toneladas de manteiga integradas no esquema de armazenagem privada.

De acordo com os especialistas, a recuperação do mercado da manteiga apenas se produzirá que quando estes stocks forem eliminados, o que vai depender, em grande medida, da eficácia do regime de restitituições à exportação recentemente reintroduzido pela Comissão Europeia.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …