Madeira: Escolas proíbem bolos de aniversário com creme

A secretaria regional da Educação (SRE) proibiu o consumo de bolos de aniversário com creme nas escolas, com o objectivo de fomentar hábitos alimentares saudáveis junto da população mais jovem.

No site da Rede de Bufetes Saudáveis, um projecto desenvolvido na Madeira desde o ano 2000, pode-se constatar que apenas é permitido o consumo de água, as crianças não podem levar «cesta» com alimentos, os fritos foram excluídos das ementas e, nos dias festivos, os bolos e sumos devem ser com frutas ou vegetais.

«Numa sala com 20 crianças, são 20 bolos de aniversário, 20 vezes no ano, portanto, acabámos com os bolos com creme», sublinhou o o secretário regional madeirense da Educação, Francisco Fernandes, acrescentando que a excepção é dada «ao creme que se tira facilmente, depois de serem apagadas as velas».

A iniciativa faz parte de uma série de «instruções» da SRE, «mais rigorosas», que excluíram dos bares das escolas e das ementas alimentos como «alguns tipos de chocolate, sumos com gás ou batatas fritas», proibições que «as escolas têm cumprido», explica o responsável, embora adiante que houve alguma resistência no início do projecto.

Em alguns concelhos, como em Porto Santo, «houve dificuldades em introduzir saladas verdes e sopas nos menus escolares», por «serem itens que não fazem parte dos hábitos alimentares dessas localidades», exemplificou, adiantando que até houve pais que assinaram autorizações para que os alunos pudessem sair das escolas, para comerem fora.

«Aos poucos, as coisas foram melhorando e já há menos críticas», realçou, sublinhando a responsabilidade e o papel da escola no combate aos «índices de obesidade», apesar de sustentar que «também não é preciso ser fundamentalista».

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …