Leite: Produtores açorianos recebem menos pelo leite em Janeiro

A indústria de lacticínios dos Açores vai baixar em Janeiro o preço do leite ao produtor, depois do anúncio da União das Cooperativas da Terceira, que reduzirá em quatro cêntimos e meio o litro de leite ao produtor.

As indústrias de S. Miguel preparam-se para seguir a mesma política de redução de preços, com a Unileite a anunciar que vai baixar dois cêntimos por litro o preço do leite, em Janeiro.

Segundo o presidente da Unileite, Gil Oliveira, a situação dos mercados europeus e a actual crise não permite manter os preços, o que vai significar menos rendimentos para os agricultores.

À semelhança da Unileite, a Prolacto também já alertou que vai reduzir o preço um cêntimo e meio, enquanto que a Bel e a Insulac ainda não avançaram com qualquer valor.

A Associação Agrícola da Terceira revelou que perto de uma centena de explorações correm o risco de encerrar no próximo ano devido à redução do preço do leite, enquanto que os produtores, por seu lado, esperam que estas baixas nos factores de produção, principalmente nas rações e adubos, possam equilibrar as contas no ano de 2009.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, afirmou, entretanto, que os produtores esperam solidariedade da indústria na negociação do preço do leite e ainda estabelecimento de linha da crédito e maior investimento público por parte do Governo Regional.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …