Japão Detecta Milho Transgénico Não Autorizado de Origem Norte-Americana

O Japão, principal importador do milho norte-americano, detectou um carregamento dos Estados Unidos contaminado com o milho transgénico Bt-10, uma variedade não autorizada e fabricada pela empresa de biotecnologia suíça Syngenta.

A empresa verificou que algumas explorações de milho dos Estados Unidos haviam sofrido contaminação da variedade Bt-10 entre 2001 e 2004, tornando a situação pública, em Março passado. As autoridades norte-americanas multaram a empresa e esclareceram que, apesar de não autorizado, o milho Bt-10 não representa perigo para a saúde pública.

Fonte da “Reuters” do sector do comércio adiantou que o Japão não deverá embargar as exportações de milho dos Estados Unidos, até porque 90 por cento das suas importações provêm do mercado norte-americano. O país deverá devolver a mercadoria contaminada ao país de origem e este deverá forçar a Syngenta a pagar as despesas. O Japão anunciou que vai inspeccionar todos os carregamentos vindos dos Estados Unidos.

A mesma situação ocorreu na União Europeia. O bloco de países comunitários obriga, actualmente, à inspecção de todos os carregamentos de milho de origem norte-americana, garantindo que nenhuma variedade não autorizada entra no mercado.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …