Japão detecta doença das vacas loucas

O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão confirmou este sábado o 26º caso de doença das ‘vacas loucas’ no país, depois de ter dado positiva a análise a uma rês morta na ilha setentrional de Hokkaido.

O animal, uma vaca Holstein de cinco anos e oito meses, foi criada numa quinta da localidade de Imakane e morreu na passada quarta- feira, disse um porta-voz do ministério citado pela agência de notícias Kyodo.

Uma clínica veterinária local já tinha feito uma série de análises e os resultados deixaram algumas suspeitas. Análises posteriores feitas pelo Instituto Nacional de Doenças Infecto-contagiosas confirmaram que o animal sofria de encefalopatia espongiforme bovina (BSE), a doença das ‘vacas loucas’.

Recorde-se que o Japão fechou as fronteiras à carne de vaca proveniente do Canadá em Maio de 2003 e dos Estados Unidos em Dezembro do mesmo ano, devido a casos de doença naqueles países. O primeiro caso no Japão foi detectado em 2001 e em Fevereiro do ano passado confirmou-se pela primeira vez a variante humana da doença (Creutzfeldt-Jakob) num doente japonês que morrera em finais de 2004 e que tinha visitado a Grã-Bretanha durante um mês no anos 90.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …