Já há indicações de preços do vinho generoso entre 940 e 1050 euros a pipa

Durante uma audiência a pedido da AVIDOURO, o Sr. Secretário de Estado da Agricultura informou que já há transacções de Vinho Generoso entre 940 e 1050 Euros a Pipa.

A seguir à audiência com o Sr. Secretário de Estado da Agricultura, fomos informados que o assunto dos preços para os Vinhos da Região também foi entretanto abordado em reunião do “Interprofissional” da Região Demarcada do Douro, organismo que reúne, à mesma mesa, representante(s) do Ministério da Agricultura na pessoa do próprio Presidente do IVDP, Instituto do Vinho do Douro e Porto – representantes da Produção, sobretudo da Casa do Douro – e representantes do Comércio.

AVIDOURO RECLAMA :

— A manutenção – como base de partida – dos preços entre os 940 e os 1050 Euros a Pipa (550 litros) de Generoso.

A este propósito, note-se que têm aumentado as exportações e os preços de Vinho do Porto…

— A definição e aplicação de normas – por parte do Governo e da Assembleia da República – para a obtenção e utilização de Aguardentes prioritariamente a partir de Vinhos produzidos no Douro.

— Que o Ministério da Agricultura adopte uma posição mais de acordo com os direitos e interesses dos mais de 35 mil Lavradores Durienses e que assuma uma maior e mais séria disponibilidade no processo de regularização da situação financeira da Casa do Douro ( e das Adegas Cooperativas).

— Que o Comércio – os Compradores de Uvas e Vinhos – não “roam a corda” em relação aquilo que antes se acordou no IVDP – as 110 mil Pipas de Generoso para a presente Campanha – e que paguem a tempo e horas, à Produção, preços mais uniformes e justos (na base dos valores agora divulgados ).

AVIDOURO APELA PARA OS VITIVINICULTORES DURIENSES NO SENTIDO DE SE MANTEREM ATENTOS E UNIDOS NA DEFESA DOS SEUS LEGÍTIMOS INTERESSES

Os preços até agora conhecidos, repete-se, entre os 940 e os 1050 Euros a Pipa de Generoso, servem como base de partida para a presente Campanha.

Entretanto, também compete aos Vitivinicultores e aos Dirigentes das Adegas Cooperativas manterem-se atentos e disponíveis para a defesa dos seus legítimos interesses. Desde logo devem bater-se para que o Comércio não venha a pagar menos pelas Uvas e pelos Vinhos.

A situação no Douro é crítica.

Os Representantes da Produção, e da Casa do Douro em especial, devem estar mais à altura das suas responsabilidades, no “Interprofissional” e a todos os níveis e âmbitos.

Só a grande unidade e a luta persistente dos Lavradores Durienses poderão fazer frente, com êxito, às más políticas agrícolas e de mercados aplicadas pelo Governo, bem como às manobras do (grande) Comércio encabeçado pelas maiores empresas e Casas Exportadoras.

OS VITIVINICULTORES PODEM CONTAR COM A AVIDOURO !
AVIDOURO CONTA COM OS VITIVINICULTORES !
O DOURO NÃO PODE ESPERAR MAIS !

Régua, 15 de Dezembro de 2010

AVIDOURO

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …