Itália: Retirado Leite da Milupa com Vestígios de ITX, como o da Nestlé

A substância química encontrada esta semana num leite para crianças da Nestlé foi descoberta também no leite “Aptamil 2” de 500 miligramas da Milupa, na região de Marche, Itália, informaram responsáveis regionais.

Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, que cita Gian Mario Spacca, presidente da região de Marche, o composto, ITX (isopropylthioxantona), é o mesmo que foi encontrado nos produtos da Nestlé retirados do mercado em Portugal, Espanha, Itália, França e Grécia.

No caso do Milupa, o leite em questão tem Dezembro de 2005 como prazo de validade.

Terça-feira, a imprensa noticiou que o grupo suíço Nestlé tinha retirado do mercado, por precaução, milhões de litros de leite para crianças vendido nesses países, depois da descoberta de vestígios de ITX.

A substância em causa, comummente usada na indústria alimentar, é empregue nas tintas de impressão das embalagens fabricadas na Holanda pela Tetra Pak.

A Tetra Pak anunciou quarta-feira que vai deixar de usar ITX em todas as embalagens até 31 de Janeiro de 2006.

Especialistas da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar em Parma, Itália, estão a investigar o assunto e esperam ter um relatório preliminar nas próximas semanas. Quanto à decisão definitiva, ela não será conhecida este ano.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …