Itália propõe indicação obrigatória sobre origem do leite e produtos derivados

A administração italiana preparou um decreto para introduzir a obrigação de indicação de origem par ao leite e produtos lácteos, assim como proibir o uso de proteínas nos queijos.

O documento vai ser enviado para a Comissão, cujo rascunho também estabelece a obrigação de indicação na lista de ingredientes, das substâncias obtidas na transformação de leite ou de produtos lácteos, utilizados na fabricação de queijos e outros derivados, sempre com a referência do lugar.

A incógnita é se a Comissão Europeia concorda com o decreto, no entanto, o ministro italiano diz estar optimista, tendo em conta o precedente relativamente ao azeite, quando à obrigatoriedade da indicação de origem do azeite virgem e virgem extra.

Na última reunião do Conselho de ministros da União Europeia, a comissária europeia da Agricultura, apesar de ter assinalado não estar disposta a reabrir o debate sobre o “exame de saúde” da Política Agrícola Comum (PAC) no que diz respeito às alterações na quotas leiteiras, concordou em debater medidas relacionadas com a qualidade, a etiquetagem e a transparência de mercado.

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …