Inverno rigoroso coloca em risco fornecimento de tomate à indústria

A indústria de transformação de tomate corre o risco de não conseguir, este ano, ter matéria-prima que lhe permita cumprir o normal calendário de produção, entre 1 de Agosto e 15 de Setembro. O inverno rigoroso que se fez sentir em Portugal obrigou os produtores de tomate a adiar as suas plantações.

A esperança da indústria de transformação, que factura anualmente 140 milhões de euros, reside agora na possibilidade de os produtores de tomate fazerem as suas plantações em Maio e Junho para poderem colher até final de Setembro, início de Outubro. Neste cenário, a indústria de transformação poderá mover a sua janela de produção para o período entre 15 de Agosto a 15 de Outubro. Os produtores concordam com este calendário, mas só no caso de lhes ser estendido o período temporal coberto pelo seguro de colheita.

Em circunstâncias normais, num Inverno com níveis de precipitação dentro dos parâmetros típicos para Portugal, os produtores já teriam o tomate a crescer nos campos e estariam prontos para realizar as suas colheitas entre os meses de Julho e Agosto, tendo plantado entre Março e Abril, meses que este ano se revelaram com grande instabilidade climatérica.

Esta situação é susceptível de afectar economicamente um sector agro-industrial que exporta 93 por cento da sua produção e que é responsável por 5500 postos de trabalho (directos e indirectos).

«Estamos à procura de uma solução que diminuía o risco dos produtores e que pode passar por uma extensão temporal do seguro de colheita até 15 de Outubro», adiantou Miguel Cambezes, sublinhando que «um abaixamento de 30 por cento seria uma machadada terrível» numa indústria que exporta mais de 90 por cento do que produz.

A AIT representa seis empresas transformadoras, nomeadamente a Compal, Sugal-Idal, Sutol, Toul, Fitalagro e Sopragol, e estima que esta indústria facture anualmente cerca de 200 milhões de euros.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …