Inovação: Tratamento do Leite Por Alta Pressão

Um novo processo de tratamento do leite por alta pressão mantém o sabor fresco do produto ao mesmo tempo que elimina as bactérias e aumenta o seu prazo de validade, referem investigadores norte-americanos, ligados à Oregon State University.

O processamento de pressão hidrostática desenvolvido pelo investigador Michael Qian e sua equipa também não adiciona outros sabores ao leite. O estudo pode fornecer aos processadores uma nova técnica, que poderá substituir o processamento térmico, principal método usado pela indústria láctea para obter segurança microbiológica e estabilidade no prazo de validade do leite, refere a notícia do site Dairy Reporter.

Este novo método dá ao leite um prazo de validade de 45 dias em refrigeração, sem alterar o seu sabor, disse Qian. O processo de alta pressão hidrostática (HPP) pode destruir microrganismos sem calor. A tecnologia está a ter cada vez maior aceitação comercial no fabrico de produtos alimentares com sabor “fresco”, o que não é possível com outras tecnologias de preservação, disseram os investigadores. O processo causa uma produção mínima de compostos químicos responsáveis pelo sabor de ‘cozido’, referiram os investigadores no trabalho publicado na edição de Novembro do Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …