Influência do consumo de água na produção do leite

A água é um elemento essencial para as vacas leiteiras (entre 56 e 81 por cento do seu peso corporal é água e cerca de 87 por cento da composição do leite é água). É essencial que as vacas tenham acesso a quantidades adequadas de água. Especialistas da Universidade de Minnesota (EUA) assinalaram alguns factores a ter em conta a este respeito:

> As vacas apenas gastam entre 12 e 15 minutos por dia, a beber agua. A maior ingestão de água sucede imediatamente depois da ordenha e durante o consumo da respectiva alimentação.

> Limitar ou reduzir o consumo de água pela restrição ao acesso ou pelo fornecimento de água de baixa qualidade terá como consequência o decréscimo da produção de leite. Contudo, a produção de leite e a ingestão de alimento não é estimulada pela oferta de água de boa qualidade ou forçando o consumo de água.~

> Os constituintes minerais encontrados na água que influem no desenvolvimento do animal são: sólidos totais dissolvidos, o cloruro sódico, sulfato e nitrato. O ferro e o manganésio estão relacionados com problemas de qualidade da água, mas não há nenhuma investigação já realizada que ligue estes dois elementos a um menor consumo de água e menor produção de leite.

> O cálcio, o magnésio e a dureza da agua ´paracem não afectar a ingestão de água nem o desenvolvimento do animal.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …