INE: Redução de Culturas Cerealíferas devido a Alterações nas Ajudas

As previsões agrícolas de Dezembro apontam para uma redução da superfície cerealífera cultivada face ao ano anterior, devido à alteração do regime de ajudas, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE assinala que, apesar de as condições climatéricas terem permitido a realização de sementeiras de cereais praganosos, o regime de pagamento único, ao desligar as ajudas da produção, tornou estas culturas menos atractivas para os agricultores.

As searas evidenciam uma boa germinação, com desenvolvimento vegetativo normal, segundo o INE.

A seca de 2005 afectou a produção dos olivais que, contudo, apresentam um bom estado sanitário que perspectiva uma produção de azeitona e azeite de boa qualidade, embora com menores quantidades.

O INE observa que o mês de Dezembro se caracterizou por temperaturas diurnas normais para a época e acentuado arrefecimento nocturno, com geadas, e precipitação fraca e espaçada, situação que permitiu a realização dos trabalhos agrícolas em curso, nomeadamente as sementeiras de Outono/Inverno, a colheita da azeitona e cuidados com as culturas permanentes.

Acrescenta que os teores de humidade no solo têm favorecido o desenvolvimento vegetativo dos prados e pastagens e permitido razoáveis condições de pastoreio, pelo que o recurso a rações como complemento da alimentação animal deverá situar-se dentro dos parâmetros normais.

O conteúdo de água no solo no fim de Dezembro estava acima do normal para a época e as albufeiras a norte do Tejo tinham uma percentagem de água armazenada de 63 por cento, que compara com 54 por cento no final de 2004.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …