INE publica previsões agrícolas de Fevereiro de 2007

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou as mais recentes previsões agrícolas, destacando um aumento produtivo da campanha oleícola na ordem dos 20 por cento. A qualidade do produto é, contudo, inferior.

A produção de azeite deverá ascender a 382 mil hectolitros e, num cenário em que os lagares de azeite já estão praticamente encerrados, é seguro afirmar que a funda e os padrões de qualidade, devido ao «mau estado sanitário da azeitona», serão «inferiores ao verificado nas últimas campanhas».

Quanto às sementeiras de Outono-Inverno, o INE informa que as searas apresentam um desenvolvimento vegetativo «normal para a época, devido à melhoria das condições climatéricas», cita o Diário Digital.

Já sobre as sementeiras de cereais praganosos, o organismo de informação estatística confirma a redução generalizada da superfície cultivada, com as quebras mais acentuadas a registarem-se no trigo duro, com menos 55 por cento, e no trigo mole, com menos 40 por cento.

As sementeiras de centeio e cevada deverão registar quebras menos significativas, ficando-se provavelmente por menos dez por cento.

O INE refere, ainda, que a percentagem de água armazenada nas principais albufeiras portuguesas a norte do rio Tejo era 74 por cento, ou seja, mais 14 por cento do que em 2006.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …