Industriais dizem que preço vai ter de baixar nos Açores

O preço do leite vai baixar ao produtor nos Açores até ao fim do ano. Os industriais argumentam que tudo se conjuga nesse sentido e que essa alteração deverá ocorrer a breve trecho. Tudo porque que o mercado nacional está a ser inundado com leite oriundo de França e Espanha a preços muito mais competitivos. No caso do leite francês, ele está a ser colocado no mercado ibérico, desde o início do ano, a preços muito reduzidos, mesmo mais baixo do que os praticados à produção nos Açores.

Para além do leite, também o queijo chega da Alemanha um euro mais baixo que o dos Açores. De acordo com Jorge Costa Leite, responsável da Insulac só é possível verificar-se a entreda destes queijos em Portugal, a este preço, por estar a ser, pelo menos aparentemente, praticado dumping. “Há empresas no Centro da Europa que estão confrontadas com a existência de excedentes significativos, pelo que estão a escoar os seus produtos a baixo custo, senão mesmo abaixo do custo de produção”, gerando uma concorrência desleal.

Actualmente, o preço do leite nos Açores é de 36 centimos por litro e está equiparado ao Continente. Costa Leite diz que é impensável manter preços nivelados entre continente e região, sendo que o preço do leite nos Açores tem de ser sempre ligeiramente inferior ao praticado no Continente, porque há custos acrescidos associados à transformação no Arquipélago, como sejam os transportes, a logísitica ou a manutenção de armazéns no continente.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …