H5N1 confirmado na República Checa

A Administração Veterinária do Estado (SVS) da República Checa confirmou, esta quarta-feira, em Praga, a presença da estirpe H5N1 do vírus da gripe das aves em 12 cisnes selvagens encontrados mortos na região da Boémia do Sul, cerca de 150 quilómetros a sul da capital.

O porta-voz da SVS, Josef Duben, refereiu que a presença desta estirpe, altamente patogénica e transmissível ao homem, foi confirmada pelo laboratório britânico de referência da União Europeia em Weybridge.

Os cisnes infectados foram encontrados numa zona relativamente restrita na região da Boémia do Sul, cerca de 150 quilómetros a sul de Praga. As autoridades sanitárias checas examinaram 2.300 aves selvagens e de criação na região.

Até ao momento não foi confirmado qualquer caso de infecção nas explorações avícolas do país.

CENTENAS DE PATOS INFECTADOS NA INDONÉSIA

As autoridades veterinárias indonésias ordenaram o abate de centenas de patos na ilha de Bali depois de análises feitas aos animais terem confirmado estarem infectados com o vírus H5N1, a estirpe mais perigosa da gripe das aves.

Fontes oficiais indicaram esta quarta-feira que o novo foco de infecção foi detectado numa quinta situada na região de Gianyar daquela popular ilha muito procurada pelos turistas.

“Foram abatidos e incinerados 432 patos. Destes, 392 eram provenientes da quinta onde a doença foi detectada e os restantes pertenciam a pessoas que viviam próximo”, anunciou o responsável veterinário da região.

Para já, não foram detectados quaisquer casos de infecção entre humanos na ilha de Bali. A Indonésia contabiliza até ao momento as mortes de 24 pessoas causadas pela doença, num total de 32 casos confirmados entre humanos, a maioria dos quais na região da capital, Jacarta.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …