Gripe de aves põe UE em alerta

A Alemanha apelou ontem à Roménia e à Turquia para que disponibilizem à UE todas as informações sobre o surto de gripe das aves que os atinge. A Polónia já interditou a importação de aves de ambos os países.

A UE reage desta forma aos casos de gripe aviária detectados na Turquia e na Roménia, embora este último país espere, ainda, a confirmação dos resultados por parte de um laboratório britânico.

As autoridades turcas e romenas já anunciaram o reforço das medidas para prevenir o surto da doença, mas os governantes de outros países europeus exigem maiores garantias. É que na província de Balikesia já foram mortos dois mil perus, no aviário onde detectaram aves contaminadas e as explorações agrícolas da região estão de quarentena. Na Roménia foram detectados três patos com sinais da doença em Tulcea, no Sudoeste do país, esperando-se o resultados das análises. Também os aviários da zona estão sob vigilância máxima.

O ministro da agricultura alemão pediu informações à Turquia e à Roménia e disponibilizou-lhes os laboratórios do Instituto Friedrich Loeffler, especializados em doenças de animais, para ajudar a estabelecer a causa exacta da morte de aves. “É da maior importância que sejam tomadas medidas de interdição de aves domésticas e produtos derivados das zonas afectadas, assim que houver confirmação da doença”, disse o ministro turco, Alexander Mueller.

As autoridades polacas interditaram imediatamente a importação de aves e derivados daqueles países e vão realizar hoje uma reunião de emergência sobre o tema.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …