Gripe das Aves:UE vai aconselhar cidadãos a não comer ovos crus -Financial Times

A União Europeia vai aconselhar os cidadãos a não consumir ovos crus e a cozinhar bem a carne das aves de capoeira para evitar a contaminação pelo vírus da gripe das aves, afirma o Financial Times.

A advertência, dada em nome do princípio de precaução, vai emanar da Autoridade europeia de segurança alimentar (EFSA), afirma o diário londrino na edição de quarta-feira.

Segundo a agência sedeada em Parma (Itália), uma boa cozedura deverá impedir a contaminação de humanos pela via alimentar. Mas a instância científica admite igualmente não se poder excluir totalmente esse risco.

“Não temos qualquer elemento que indique que as pessoas podem contrair o vírus pela via digestiva”, declarou ao Financial Times Herman Koeter, director científico da EFSA, acrescentando: “Todavia, não podemos excluir que, teoricamente, seja possível que isso ocorra”.

“Em teoria, precisou, pode ser possível que, se comermos o sangue cru de um frango infectado, o vírus não seja totalmente morto no estômago”.

Segundo Koeter, a Europa está bem preparada para a chegada da gripe das aves ao seu espaço.

“Há alguns anos, não tínhamos as medidas de segurança biológica de que dispomos actualmente”, explicou ao Financial Times.

“Não evitaremos (a gripe das aves), mas penso que aprendemos e podemos isolá-la muito melhor”.

A Comissão Europeia (CE) decidiu hoje embargar durante um mês a importação comercial de aves para o espaço da União Europeia, medida que se tornará efectiva nos próximos dias, no âmbito do combate à propagação da gripe das aves.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …