Gripe das Aves: Ue Vai Proibir Contacto entre Diferentes Espécies de Aves

O Comité da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal da União Europeia está reunido de emergência em Bruxelas, prevendo-se que anuncie hoje a separação de espécies diferentes de aves para contenção da propagação da gripe das aves.

Ainda não foi possível confirmar se a estirpe do vírus detectada na Roménia é a H5N1 – a mais perigosa – mas o organismo comunitário preferiu partir desde logo do princípio de que se dará o pior cenário. O objectivo é alargar o âmbito da prevenção de forma a conseguir que a União Europeia fique livre da gripe das aves.

O contacto entre aves migratórias e aves domésticas deverá ser totalmente proibido e deverão ser emitidas linhas de orientação para a separação de diferentes espécies domésticas. Além disso, estas aves não poderão entrar em contacto com outros animais, como porcos, já que o vírus já os infectou em países asiáticos.

De acordo com o Diário de Notícias, a União Europeia pretende, assim, minorar as probabilidades de circulação do vírus entre espécies, de forma a prevenir a mutação da gripe das aves e transformação numa estirpe que se transmita entre humanos. Até agora, os casos humanos da gripe das aves ocorreram em indivíduos que tiveram contacto com aves.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …