Gripe das Aves: UE Estabelece Medidas Sanitárias em Itália, Grécia e Eslovénia

Após a confirmação, no passado fim-de-semana, da presença do vírus H5N1 na Grécia e em Itália, e a suspeita na Eslovénia, a Comissão Europeia já aplicou medidas de imobilização nos três países.

Em concreto, as medidas fixam o estabelecimento de uma zona de protecção, com um raio de 3 Km, ao redor dos focos e uma zona de vigilância, com um raio de 10 Km, avança o Agrodigital.

Na zona de protecção, as aves devem manter-se no seu interior e está proibido qualquer movimento das mesmas, salvo aquelas cujo destino for o matadouro. Também está proibida a saída de carne fora da zona, excepto aqueles produtos que tenham sido submetidos a controlos de acordo com a legislação comunitária, por exemplo, carne procedente de animais sãos em explorações registadas, sujeitos a análises ante-mortem e post-mortem pelos veterinários, durante o abate.

Tanto neste zona, como na de vigilância, as medidas de biossegurança na exploração têm de ser reforçadas e a consciencialização sobre a enfermidade entre os proprietários das explorações e as suas famílias também.

A caça às aves selvagens está igualmente proibida.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …