Gripe das Aves: Surto na Turquia segue padrão do Sueste Asiático

O surto de gripe das aves em humanos registado na Turquia segue o mesmo padrão observado nos países infectados do sueste asiático, não existindo indícios de transmissão entre pessoas, anunciaram hoje especialistas da Organização Mundial de Saúde.

“Não há elementos que permitam supor que estejamos perante casos de transmissão entre humanos”, declarou Guenael Rodier, chefe da equipa enviada pela OMS à Turquia, onde foram confirmados 15 casos da doença, dois dos quais fatais.

Nas circunstâncias actuais, adiantou, a OMS não considera necessário emitir uma advertência quanto a eventuais viagens ao país.

Entretanto, as autoridades turcas procederam ao abate de cerca de 306.000 aves desde finais de Dezembro nas 15 províncias turcas onde foi detectado o vírus da gripe, refere hoje um comunicado do Ministério da Agricultura turco.

O documento adianta que a luta contra a gripe das aves prosseguirá “sem abrandamentos” durante o Aida al-Adha, a festa mais importante do calendário muçulmano, que se iniciou hoje e se prolonga por quatro dias.

Neste país, onde se registaram os primeiros casos humanos mortais fora do Extremo Oriente, as autoridades anunciaram hoje uma nova contaminação, elevando para 15 o número de casos confirmados no país.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …