Gripe das Aves: Presidente da CAP desdramatiza risco de contágio para Portugal

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, desdramatizou hoje a possibilidade de a gripe das aves afectar o país na sequência da descoberta do vírus numa exploração de perus em França.

“Portugal não é um importador de carne de aves, é até ligeiramente exportador, pelo que, a haver importação de França, só se for em linha directa para algum grupo francês que esteja a operar em Portugal”, esclareceu João Machado.

Para o presidente da CAP, “com o actual controlo da produção nacional, o consumo de aves não levanta problemas de saúde pública, embora se verifique uma quebra de vendas que se irá acentuar mais” face à descoberta da estirpe mais perigosa da gripe em França.

“Quanto mais próximo de Portugal for o país em que se descubram aves infectadas, maior será o alarmismo dos consumidores”, considerou João Machado, para quem esta “é uma reacção normal em situações de crise”.

Sublinhando que a gripe das aves só é transmitida por contacto directo, o responsável da CAP afirmou ainda à Lusa que “o importante é acautelar a possibilidade de o vírus entrar nas explorações vindo do exterior”.

João Machado referia-se à hipótese, ainda por confirmar, de os perus franceses terem sido contaminados com o H5N1 através de palha que entrou na exploração para acondicionar as aves.

A detecção, na sexta-feira, da estirpe da doença mais perigosa para os humanos numa exploração com cerca de 11.000 perus em Ain, no Leste da França, representa o primeiro caso de gripe das aves num recinto fechado de aves na União Europeia.

Após esta descoberta, o presidente francês, Jacques Chirac, tranquilizou os consumidores garantindo que não existe perigo no consumo de aves e ovos, pois o vírus é destruído automaticamente durante a confecção dos alimentos.

Desde que começou a crise, o sector avícola francês sofreu uma quebra das vendas na ordem dos 25 a 30 por cento, o que equivale a cerca de 130 milhões de euros.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …