Gripe das Aves: Mundo Pode Aprender com Êxito do Vietname

O alto responsável da ONU, encarregue de coordenar a luta contra a gripe das aves, considerou hoje que o Mundo pode tirar ensinamentos dos êxitos do Vietname face à doença, que já provocou 42 mortos no país.

“O Vietname foi um dos primeiros países afectados pela gripe das aves e fez um trabalho impressionante recentemente para conter o vírus”, indicou através de comunicado David Nabarro, que chegou quinta-feira à noite a Hanoi para uma visita de dois dias.

O país esteve na primeira linha, durante dois anos, na luta contra o vírus H5N1, destruindo dezenas de milhões de aves.

Após várias dissimulações de casos e de anúncios unanimemente condenados de que o vírus tinha sido vencido, o poder comunista mobilizou-se no final do ano passado, com a adopção de uma vasta campanha de vacinação de aves.

“Estou interessado nas medidas de controlo aplicadas actualmente”, indicou o responsável da ONU.

“Penso que o Vietname pode fornecer ensinamentos interessantes ao resto do Mundo, não apenas no combate contra a potencial pandemia, mas também na colaboração entre os criadores e o governo”, referiu a mesma fonte.

O país é até agora o mais afectado pela gripe das aves com 93 contaminações humanas e 42 mortos.

Mas, a última morte remonta a Novembro e nenhum caso foi detectado entre Dezembro e esta semana, altura em que as autoridades detectaram o vírus H5 em aves importadas ilegalmente da China.

David Nabarro efectua um périplo na Ásia, que engloba ainda a China, a Tailândia, o Laos e a Indonésia.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …