Gripe das aves leva exportações brasileiras a aumentarem 35 por cento em 2005

As exportações brasileiras de carne de frango aumentaram 35 por cento para 2,9 mil milhões de euros (3,5 mil milhões de dólares), no ano passado, face a 2004, foi hoje divulgado.

Trata-se do maior valor de sempre, resultado da exportação de 2,846 milhões de toneladas de carne de frango, um aumento de 15 por cento em volume, em relação a 2004.

“O desempenho representa novo recorde histórico, consolidando a liderança do Brasil entre os grandes exportadores mundiais de frango”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef).

Ricardo Gonçalves, citado pelo jornal Folha de São Paulo, disse, entretanto, que o Brasil precisa colocar em prática um plano para evitar a entrada do vírus da gripe aviária.

No dia 13 de Janeiro, o Governo brasileiro anunciou que vai investir cerca de 100 milhões de reais (37 milhões de euros) num plano de prevenção e de combate à gripe das aves.

O plano inclui a compra de equipamentos para laboratórios, campanhas informativas, preparação de profissionais do sector e a criação de barreiras sanitárias para evitar que a doença chegue ao Brasil.

O plano, que será implantado a partir de finais de Fevereiro, inclui igualmente um controlo maior do trânsito de aves e de produtos que possam propagar a doença em todo o território brasileiro.

No ano passado, o Brasil exportou carne de frango para mais de 150 países, nomeadamente para Ásia, Europa e Estados Unidos.

O Japão tornou-se no ano passado o maior cliente estrangeiro do produto brasileiro, ao comprar 405 mil toneladas, o que gerou uma receita de 578 milhões de euros (693 milhões de dólares).

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …