Gripe das aves: Indonésia confirma mais uma morte

O governo indonésio confirmou mais uma morte no país devido à gripe das aves, disse esta segunda-feira um responsável do Ministério da Saúde indonésio.

A última vítima foi um rapaz de cinco anos, que morreu no dia 16 de Junho em Tulungagung, uma cidade em Java Leste, disse Nyoman Kandun.

Testes laboratoriais confirmaram que o rapaz estava infectado com o vírus H5N1, adiantou. «Recebemos a confirmação há dois ou três dias», disse ainda.

No passado dia 23 de Junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou o primeiro caso de transmissão humana do vírus na contaminação de uma família indonésia de Samatra.

A cadeia de transmissão foi revelada aos especialistas por uma «minúscula» modificação genética do vírus, descoberta nas amostras de duas das vítimas.

Em Maio, uma indonésia transmitiu a gripe das aves a vários familiares, sete dos quais morreram, mas a OMS sublinhou que o vírus H5N1 não tinha sofrido uma mutação significativa nem perigosa.

Uma tal mutação, susceptível de desencadear uma pandemia e provocar milhões de mortes, ainda não foi detectada.

O vírus H5N1 é considerado endémico nas aves domésticas na maioria das províncias do arquipélago indonésio.

Com esta vítima, o número de mortos devido à gripe das aves aumentou para 40 na Indonésia, depois do Vietname, onde já se registaram 42 óbitos devido à doença.

A gripe das aves já provocou a morte de pelo menos 129 pessoas desde 2003.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …