Gripe das Aves: Indonésia anuncia mais duas mortes

Um laboratório da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou mais duas mortes na Indonésia devido à gripe das aves, elevando a 16 o número de mortos no país, anunciou hoje fonte do Ministério da Saúde indonésio.

Os resultados dos testes efectuados a um jovem vendedor de frangos, que morreu no mês passado, e a um adolescente de 15 anos revelam que ambos foram vítimas do vírus H5N1, afirmou Hariyadi Wibisono, funcionário do ministério.

Outros dois casos de infecção pelo vírus da gripe das aves foram confirmados pelo laboratório, mas os doentes estão vivos, acrescentou.

«O total de casos confirmado em humanos na Indonésia é de 23, 16 dos quais já morreram», precisou a mesma fonte.

Os dois doentes já confirmados são um menino de cinco anos, oriundo da província de Lampung, na ilha de Samatra, e um adolescente de 15 anos, da cidade de Padalarang, em Java, adiantou o responsável, que, no entanto, não conseguiu precisar a forma como ambos contraíram a doença.

O vírus transmite-se aos humanos através do contacto com aves infectadas e na Indonésia, mesmo nas zonas urbanas, muitas pessoas criam frangos, situação que está a preocupar a OMS.

A Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, foi inicialmente acusada de esconder a existência do vírus no seu território.

Os especialistas temem que possa haver uma mutação do vírus H5N1 podendo depois transmitir-se entre seres humanos, o que provocaria uma epidemia mundial.

Desde que foi detectada a doença, morreram já 87 pessoas na Ásia.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …