Gripe das Aves: FAO a Favor da Vacinação e Contra os Antigripais

A situação na Ásia, relativamente à gripe das aves contínua crítica, pois não está a ser fácil a erradicação do vírus em oito dos países afectados, revelou Joseph Domenech, chefe do serviço de Sanidade Animal da a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) na sua intervenção numa conferência sobre a gripe das aves realizada em Kuala Lumpur, na Malásia.

No entanto, a FAO não concorda com a eliminação das aves selvagens, mesmo sabendo que elas podem desempenhar um papel fundamental na propagação do vírus. Antes disso, recomenda uma vigilância estrita e medidas de prevenção, como o isolamento das aves selvagens dos animais domésticos e a vacinação das aves nas áreas de risco. É que, segundo o responsável, lemos no “Agrodigital”, tal enfermidade é altamente patogénica e, por essa razão, não deve ser considerada como endémica e é necessário controlá-la na sua fase inicial.

Sendo assim, para a FAO os laboratórios devem acelerar os seus esforços para desenvolverem novos tipos de vacinas e para comprovar a sua eficácia, de forma particular nos patos.

Além disso, a mesma organização não concorda, igualmente, com o uso de antigripais, porque podem criar o efeito de resistência ao fármaco e dificultar o tratamento da gripe das aves.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …