Gripe das Aves: Estudantes indonésios de Veterinária vão ajudar ao combate

Os estudantes indonésios de Veterinária vão ajudar a combater o surto de Gripe das Aves no país, que já provocou a morte de quatro pessoas, anunciou em Jacarta fonte sanitária, citadas pelo jornal Jakarta Post.

Os voluntários vão ser treinados por especialistas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e serão escolhidos nas quatro maiores universidades do país, indicou Syamsul Bahri, director do departamento de saúde animal do Ministério da Agricultura.

Os detalhes desta campanha, incluindo o número de estudantes, as verbas envolvidas e o equipamento necessário, serão definidos num seminário de Veterinária de dois dias que hoje se inicia em Bogor, na província de Java Ocidental.

Os estudantes vão tentar identificar as aves doentes e informar a população sobre os cuidados preventivos indispensáveis para fazer face ao surto.

Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Hassan Wirayuda, confirmou quinta-feira o interesse de Jacarta em obter uma licença para a produção local do protótipo da vacina para a estirpe da gripe das aves que afecta os humanos, desenvolvida na Hungria.

O ministro da Saúde da Hungria, Jeno Racz, anunciou na passada semana q ue vários países, entre os quais os Estados Unidos e a Indonésia, tinham manifestado interesse na vacina.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …