Gripe das Aves: Descobertos no Canadá 36 patos selvagens infectados

As autoridades canadianas anunciaram hoje a descoberta no leste do país de 36 patos selvagens portadores dos vírus H5 e H7 da gripe das aves.

As autoridades destacaram que os animais não mostram sinais da doença e que, quase com toda a probabilidade, não se trata da variante asiática do vírus H5N1- que causou a morte a mais de 60 pessoas na Ásia – e que não são um risco para a saúde humana.

“Estes resultados preliminares não indicam uma maior ameaça para a saúde humana ou para as aves de capoeira. Sabe-se que as aves migratórias transportam vírus da gripe e é improvável que os vírus sejam os mesmos que os encontrados na Ásia e na Europa”, assinalaram as autoridades num comunicado.

A identificação do vírus ocorreu durante análises de rotina a 710 patos selvagens migratórios capturados nas províncias da Nova Escócia e Nova Brunswick, na costa atlântica canadiana.

Um dos patos é portador do vírus H7 e os restantes do H5. Os investigadores realizaram mais análises para determinar a variedade do vírus.

Nas últimas semanas, os cientistas canadianos descobriram os vírus H5N1, H5N2, H5N3 e H5N9 em aves selvagens do centro e ocidente do país.

As autoridades veterinárias descobriram também a semana passada o vírus da gripe das aves em duas quintas da Columbia britânica.

Embora os cientistas da Agência canadiana de Inspecção Alimentar (CFIA) tenham salientado que o vírus não é excessivamente contagioso e que os animais infectados não apresentavam sinais da doença, cerca de 70.000 aves das duas quintas foram exterminadas para impedir a extensão do vírus.

Em 2004, a Columbia britânica sacrificou 17 milhões de aves devido ao aparecimento de outro surto da gripe das aves.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …