Gripe das Aves: Croácia confirma presença do vírus

A presença da gripe das aves foi confirmada na Croácia em amostras tiradas a 12 cisnes encontrados mortos num lago em Zdenci (leste), anunciou hoje o Ministério da Agricultura croata num comunicado.

“A partir de testes de órgãos de seis cisnes (dos 12) que foram enviados a 19 de Outubro para Zagreb foi isolado o vírus, um sub- tipo H5”, acrescenta o comunicado.

O comunicado não precisa explicitamente se o vírus é mesmo o perigoso H5N1 que matou mais de 60 pessoas na Ásia e que foi recentemente despistado na Roménia e na Turquia.

Os testes foram realizados num laboratório do centro de estuda das aves de criação em Zagreb, acrescentara antes a televisão croata sem dar mais pormenores.

A agência nacional Hina anunciou ao princípio da noite a descobertas de 12 cisnes mortos num viveiro de peixes em Zdenci precisando que as amostras retiradas tinham sido imediatamente enviadas para testes.

O director da empresa de piscicultura de Zdenci, Dusan Akebic, quis tranquilizar a opinião pública afirmando “não haver razões para pânico”. Precisou que os 12 cisnes tinham sido queimados e enterrados.

O viveiro de Zdenci é um dos 20 locais da Croácia que as autoridades veterinárias decidiram vigiar de forma mais intensa, no quadro de uma vasta operação de colheita de amostras em aves selvagens.

A descoberta no início da semana de quatro estorninhos mortos, numa aldeia perto da Zagreb, semeou o pânico na população ao mesmo tempo que Bruxelas exigia à Croácia fazer testes “o mais rápido possível”.

O vírus da gripe das aves também já chegou à Grã-Bretanha, segundo anunciou hoje à noite o Ministério da Agricultura britânico.

A gripe foi detectada num papagaio que estava em quarentena e morreu.

O pássaro foi importado da América do Sul e chegou a solo britânico em meados de Setembro.

Contudo, o Ministério da Agricultura britânico não precisou se o vírus da gripe das aves de que foi vítima este papagaio foi ou não o H5N1, o mesmo que atingiu a Ásia e matou mais de 60 pessoas.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …