Governo Disponibiliza Mais de 100 Mil Euros do Orçamento para o Desenvolvimento Rural

No âmbito do lançamento de um selo alusivo à temática da desertificação, o ministro da Agricultura Jaime Silva anunciou que o Governo vai disponibilizar mais de 100 milhões de euros por ano do orçamento nacional para o desenvolvimento rural.

A este montante, lembre-se juntam-se os 500 milhões que Bruxelas atribuiu a Portugal anualmente no contexto do próximo quadro comunitário de apoio (2007-2013).

Em declarações ao Diário de Notícias, o governante especificou ainda «que 15% dos 600 milhões de euros serão para aplicar nos projectos de diversificação de actividades no meio rural, correspondendo ao eixo 3 da política comunitária para o sector».

Para Jaime Silva, o turismo rural ou o artesanato serão as acções prioritárias, principalmente em zonas onde o sistema agrícola está “falido” e a criação de novas opções é a única forma de fixar a população local e evitar o êxodo rural.

Até ao final do ano, prometeu, «serão estabelecidos critérios e regras para os apoios, para que, no início do ano [2007], já possam ser entregues as candidaturas». As verbas serão depois canalizadas para as associações de desenvolvimento local, que, em consonância com as direcções regionais de agricultura, definirão o montante a atribuir a cada candidatura.

Jaime Silva lembrou ainda que vai apostar nos planos zonais, projectos agrícolas desenvolvidos em zonas protegidas e cuja produção exige cuidados ambientais especiais, para assim compensar os agricultores que viram suspensas as medidas agro-ambientais este ano.

Fonte: Diário de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …