Gasosas adoçadas com xarope de milho podem levar a diabetes

As gasosas adoçadas com xarope de milho rico em frutose podem contribuir para o desenvolvimento da diabetes, especialmente nas crianças, segundo um estudo apresentado hoje numa reunião nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos.

Num estudo laboratorial sobre refrigerantes gaseificados, bebidas de consumo comum, os cientistas concluíram que as que contêm esse xarope de milho (um adoçante derivado do milho) apresentam elevados níveis de compostos reactivos que podem danificar células e tecidos que conduzem à diabetes.

O xarope de milho rico em frutose (HFCS, na sigla em inglês) é um edulcorante que se encontra em muitos alimentos e bebidas, como as gasosas não dietéticas, alimentos cozinhados no forno e condimentados.

Este xarope converteu-se no edulcorante preferido de muitos fabricantes de produtos alimentares por ser mais económico, doce e fácil de misturar do que o açúcar de mesa.

Chi-Tang Ho, professor da Universidade Rutgers, em New Brunswick, Nova Jersey, liderou a investigação a onze bebidas carbonatadas que contêm HFCS.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …