Fundão Promove Concelho com Oferta de Mais de 4 Toneladas de Cereja

A Câmara do Fundão vai promover a cereja produzida no concelho com a distribuição gratuita de quatro toneladas do fruto em eventos nacionais e internacionais, entre 23 de Maio e 18 de Junho, anunciou hoje a autarquia.

Orçada em 150 mil euros, a campanha arranca no Campeonato Europeu de Futebol Sub-21 com distribuição de cerejas junto aos estádios em que vai jogar a selecção de Portugal.

As cerejas são oferecidas numa embalagem de plástico, selada com o logotipo da campanha, que mostra duas cerejas entrelaçadas em forma de coração, e com o slogan “Cereja do Fundão – o fruto da nossa selecção”.

Trata-se de uma imagem de marca estreada há dois anos para as campanhas anuais de promoção da cereja.

Um pequeno texto sobre a localização do Fundão, em português, inglês e alemão, acompanha cada embalagem que contém 125 gramas de cereja.

A campanha vai estar presente no festival Rock In Rio, nos dias 26 de Maio, 02 e 04 de Junho.

Entre os dias 08 e 13 de Junho continua na Alemanha, associada ao Campeonato Mundial de Futebol e às comemorações do Dia do Município do Fundão, que se celebra a 09 de Junho.

A campanha vai decorrer em Colónia, cidade onde a selecção de Portugal disputa o seu primeiro jogo no Mundial a 11 de Junho, com Angola.

A cereja do Fundão será entregue junto ao estádio no dia do jogo e estará presente num stand que o ICEP vai instalar da zona comercial da cidade, através de uma parceria com a cadeia de distribuição alemã Karstad.

“Pela primeira vez a cereja é reconhecida como um ícone e é promovida lado a lado com outros produtos tradicionais de Portugal, como os vinhos ou o queijo. É uma grande vitória para nós”, refere Manuel Frexes.

As campanhas anuais de promoção da Cereja do Fundão começaram em 2004, com a oferta de 20 toneladas.

Entre outros eventos, a acção decorreu junto aos estádios onde Portugal jogou no Campeonato Europeu de Futebol.

Apesar de não ter dados que permitam quantificar os efeitos das campanhas, Manuel Frexes disse ter “informações dos produtores, segundo as quais o preço do fruto tem valorizado e tem havido uma expansão dos pomares de cereja existentes no concelho”.

Segundo Manuel Frexes, a campanha contribuiu “para suster a invasão de cereja espanhola”.

“O concelho do Fundão é o maior produtor de cereja do país. Para além da imagem de marca que criamos, com esta campanha damos um exemplo ao País: temos que promover os nossos produtos de excelência, para com eles tentar melhorar a vida desta região”, acrescentou o autarca.

A produção anual de cereja recolhida pelas organizações produtoras na zona do Fundão ronda as oito a 10 mil toneladas, mas segundo Manuel Frexes, “a quantidade é muito maior, porque há muitos produtores que comercializam a cereja directamente, sem passar por aquelas organizações”.

A cereja vai ainda ser oferecida nas áreas de serviço de Santarém e Pombal, na A1, e do Fundão, na A23, nos dois primeiros fins-de-semana de Junho.

Ao todo, na campanha de 2006, vão ser distribuídas 35 mil embalagens, totalizando 4,3 toneladas.

A distribuição está a cargo de quatro pessoas com uniformes desenhados de acordo com a imagem da campanha e apoiados por duas viaturas específicas para o transporte da fruta, igualmente decoradas com o logotipo e slogan da campanha.

De 15 a 18 de Junho a autarquia promove ainda a Festa da Cereja, na freguesia de Alcongosta, “o berço da cereja”, realça Manuel Frexes.

Aquela é a freguesia da Cova da Beira onde existe maior produção de cereja.

A iniciativa vai incluir concertos, animação de rua e tasquinhas com petiscos e artesanato.

Haverá ainda venda de cereja e produtos derivados, passeios de jipe pela “Rota da Cereja” e percursos pedestres, que incluem visitas a pomares.

No mesmo período, um conjunto de restaurantes do concelho promove uma mostra gastronómica, com o título “Fundão, Aqui come-se bem”, em que a cereja vai estar no centro das ementas.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …