Fruta e hortícolas coloridas mais saudáveis

Os pigmentos naturais que algumas frutas e vegetais contêm, contribuem para a diminuição do número de células cancerígenas no organismo e até, para a sua extinção.

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos, refere o Guardian, citado pelo Diário de Notícias, afirma que alimentos como a beringela, a couve-roxa, tomate, ameixa e a melancia têm componentes de cor avermelhada, azul ou roxa, que podem ser benéficos no combate a doenças oncológicas.

O consumo de vegetais que contenham um número elevado destes pigmentos torna mais eficaz o seu efeito levando ao seu desaparecimento em 20 por cento dos casos, enquanto que os menos ricos, como o rabanete e o morango, diminuem o desenvolvimento do cancro do cólon entre os 50 e os 80 por cento.

Estes componentes pertencem ao grupo dos antocianinas, um antioxidante que dificulta a sua absorção pela corrente sanguínea e viaja do estômago até o intestino delgado, percorrendo um caminho que os cientistas acreditam ser o segredo para as suas propriedades anticancerígenas.

A próxima etapa da investigação é saber se estes componentes podem ser modificados e, por conseguinte, serem mais eficientes na luta contra o cancro e na prevenção dos vários tipos desta doença, em particular do cólon.

Os cientistas conseguiram também comprovar que para além do cancro, estes alimentos ajudam a combater doenças cardiovasculares e a formação de coágulos no sangue.

Fonte: DN e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …