Fórmula britânica para determinação do preço do leite

A organização profissional agrária escocesa NFU-Scotland propôs a introdução de uma fórmula para determinar o preço do leite. O resultado da fórmula poderia aumentar ou diminuir dependendo da forma como evoluísse o mercado, mas que actuaria como uma referência. Segundo a NFU, a aplicação da fórmula não significaria que os produtores receberiam um preço mais alto, mas que serviria para saber qual o preço real que teria o leite, de acordo com as condições do mercado.

Actualmente, o Reino Unido conta com dois indicadores. Um deles é o Actual Milk Price Equivalent (AMPE), que é uma estimativa do preço pago pela indústria se o leite fosse transformado em manteiga e em leite em pó. O segundo índice, é o Milk for Cheese Value Equivalent (MCVE), que reflecte o valor do leite caso seja transformado em queijo cheddar.

O desenvolvimento da fórmula não foi ainda divulgado, mas foi já indicado que ela se baseará nos dois índices, embora não em proporções iguais. Segundo a NFU, a escolha correcta passaria por um peso de 20% para o Actual Milk Price Equivalent (AMPE), e de 80% para o Milk for Cheese Value Equivalent (MCVE).

Actualmente, tanto a nível comunitário, como a nível de diferentes Estados-membro (como é o caso de Espanha e de França) está a trabalhar-se para melhorar a transparência e o equilíbrio das relações contratuais de compra e venda de leite cru e na definição de indicadores seria uma referência da tendência do mercado.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …