Foco de doença vesiculosa dos suínos detectado em exploração em Moura

No dia 15 de Junho de 2007, o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV) informou da existência de resultados positivos a anticorpos e genoma do vírus da Doença Vesiculosa dos Suínos.

Este resultado foi obtido a partir de materiais colhidos numa exploração com cerca de 2.000 suínos existente no concelho de Moura, freguesia de Santo Aleixo, no âmbito de uma acção de vigilância desencadeada no passado dia 10 do mês em curso.

Refira-se que este vírus atinge exclusivamente os suídeos (porcos e javalis), não representando qualquer tipo de risco para a saúde humana seja por contacto com os animais infectados ou pelo consumo das carnes obtidas dos suínos.

Com base nas disposições legais em vigor, Decreto Lei nº 39.209/53 de 14-05, bem como do Decreto Lei nº 22/95, de 8-02, Portaria 575/95, de 16-06 e Decisão 2000/428/CE, de 4-07, foram implementados um conjunto de acções que determinam o sequestro da exploração referida, bem como de todas as epidemiologicamente ligadas.

Foram ainda efectuados o levantamento e referenciação das explorações existentes num raio de 3 e 10 quilómetros. Não foram detectados sinais clínicos nos efectivos de suínos das 4 explorações da zona de protecção, bem como nos efectivos de suínos das explorações da zona de vigilância. Parte da zona de vigilância abrange território Espanhol.

Foram confirmados pelo Laboratório Europeu de referência em Pirbright os resultados preliminares obtidos no LNIV, no que se refere ao genoma, estando pendente o resultado do isolamento do vírus.

Desta forma será de imediato iniciada a operação de sacrifício no local de todo o efectivo suíno da exploração referenciada, bem como a consolidação dos perímetros de protecção e vigilância de acordo com a legislação já mencionada.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …