FAO: Gripe das Aves Pode Chegar a África e à Europa na Primavera

As trocas comerciais e o movimento de pessoas e animais pode fazer com que o vírus da gripe das aves se propague, através das aves migratórias na próxima Primavera, a regiões africanas e europeias, alertou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

A apreensão foi proferida por David Harcharik, o director-geral adjunto do organismo, no seio da Conferência Internacional sobre as Contribuições para a Gripe das Aves e Gripe Humana, a decorrer em Pequim, China. Na sua intervenção sublinhou: «A FAO está preocupada com a possibilidade de novos países serem infectados através do deslocamento de pessoas e de animais, ou de aves migratórias».

Em particular, disse, «a África requer toda a atenção. Com a sua chegada à Turquia, o vírus já alcançou a encruzilhada entre a Ásia, Europa e África, e existe um risco real de que continua a alastrar-se». «Caso se torne endémico nas zonas rurais africanas, as consequências para um continente já devastada pela fome e pela pobreza poderiam ser catastróficas», advertiu.

Como tal, a FAO pediu que nas zonas onde a epidemia é já endémica se controlem os movimentos de animais, mercadorias e pessoas. Além disso, solicitou a todos os países situados nas rotas das aves migratórias que estejam em estado de alerta e preparados para combater a propagação da enfermidade nos animais.

Fonte: FAO e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …