Exportações com preços menos competitivos

Portugal está entre o grupo de países da Zona Euro que tem registado uma descida da competitividade dos preços no comércio, com a Irlanda a registar menos 23,3 por cento e a Espanha a perder 15 pontos.

De acordo com os dados do Banco Central Europeu (BCE), apenas a Finlândia e a Áustria conseguiram manter-se competitivos, aumentando os preços das exportações entre 1999 e Novembro de 2007.

Segundo o indicador divulgado pelo BCE, tendo como base o índice de preços no consumidor, a competitividade no exterior das trocas comerciais portuguesas caiu 8,8 por cento num período de oito anos, o que indicia a desvalorização relativa dos preços praticados pelas empresas.

Dos 13 países da Zona Euro, que desde ontem conta com 15 Estados, a Alemanha foi o único Estado-membro que apresentou uma evolução constante dos preços praticados, mantendo o mesmo nível e valores que tinha em 1999.

O Luxemburgo também apresentou uma descida significativa de 12 pontos, assim como a Itália, que perdeu 6,3 por cento; a Grécia com menos 6,4; Holanda, menos 8,8; e a França viu a competitividade dos seus preços descer 2,8 por cento.

O BCE calcula a evolução da competitividade no exterior de cada país da Zona Euro fazendo a comparação com 44 parceiros comerciais, entre os quais os Estados-membros da União Europeia (UE) que estão de fora da União Económica Monetária, e outros países como os Estados Unidos, China, Rússia, Suíça ou Coreia do Sul.

Em termos gerais, e desde 1999, a competitividade dos preços das exportações dos 13 países da Zona Euro deteriorou-se em 9,6 por cento, o que reflecte, em alguns casos, a conjugação de factores como o aumento dos preços praticados nos países e a valorização do euro face ao dólar.

Esta situação, noticia o Jornal de Notícias, pode, por exemplo, baixar o valor das importações de petróleo mas encarecer as exportações de mercadorias para países que negoceiam em dólares.

O indicador de competitividade do BCE parte da análise dos índices de preços no consumidor, para comparar e medir a competitividade dos preços nos países da Zona Euro.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …