Estudo: Nozes são as frutas oleaginosas «mais saudáveis»

Um estudo feito nos EUA revelou que, entre as frutas oleaginosas, são as nozes as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes – substâncias que ajudam a prevenir doenças.

Segundo o estudo, uma mão cheia de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que uma mão cheia de castanhas, amêndoas, amendoins, pistachos, avelãs, castanhas de caju ou nozes-pecã.

Além disso, os antioxidantes presentes nas nozes têm maior qualidade e potência do que os dos outros frutos secos analisados.

A pesquisa – conduzida por um cientista da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (nordeste dos Estados Unidos) – também concluiu que os antioxidantes encontrados nas nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosos do que os da vitamina E, também conhecida pelo seu benefício antioxidante.

O estudo foi divulgado num encontro da Sociedade Química Americana, realizado na cidade de Anaheim, na Califórnia (oeste do país).

Os antioxidantes impedem reacções químicas que ocasionam mudanças na estrutura molecular das células do corpo.

Segundo Joe Vinson, que liderou o estudo, todas as frutas oleaginosas têm boas qualidades nutricionais. Estas contêm proteínas de alta qualidade, muitas vitaminas, minerais e fibras.

Pesquisas anteriores demonstraram que o consumo regular de pequenas quantidades de frutas oleaginosas pode reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de cancro, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Mas Vinson diz que as porções dessas frutas consumidas devem ser pequenas. Sete ao dia são o suficiente para obter os benefícios para a saúde descobertos nos estudos.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …