Estudantes Portugueses Vão Receber Hábitos Alimentares Mais Saudáveis

Este ano, os estudantes portugueses vão receber nas suas escolas hábitos alimentares mais saudáveis. A ideia, da parte do Ministério da Educação, consiste, numa primeira fase, excluir as habituais máquinas de venda automática que, por poucos cêntimos e à distância de um botão, colocam à disposição das crianças e jovens: chocolates, bolos, refrigerantes e batatas fritas. Numa segunda fase pretende-se mudar as ementas dos refeitórios.

Esta medida, enquadrada na megacampanha de higiene alimentar que o Governo propôs implementar já este mês, visa combater a obesidade que mais do que um problema de aparência é uma ameaça para a saúde. Em Portugal, descreve o Diário de Notícias, «cerca de quatro milhões de pessoas têm excesso de peso e uma em cada três crianças é “gordinha”».

Em geral, e dependendo da idade, as crianças não conseguem analisar a informação disponível, nomeadamente os rótulos dos produtos alimentares, e não avaliam criticamente as consequências futuras das suas escolhas. Como tal, e à semelhança da proibição da venda de álcool e tabaco a menores, o Estado pretende assim regular a venda de determinados alimentos a crianças.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …