Estar um pouco acima do peso pode prolongar a vida

As pessoas que estão abaixo do peso e os obesos correm um maior risco de morte do que as pessoas que se encontram ligeiramente acima do peso normal, de acordo com um levantamento efectuado no Canadá e que foi publicado na revista “Obesity”.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é obtido através da divisão do peso pela altura ao quadrado (kg/cm 2).

Avaliando os dados de uma pesquisa canadiana recolhidos junto de 11.326 voluntários, ao longo de 12 anos, os investigadores, liderados por Heather M. Orpana, do Health Analysis Division, do Statistics Canada, verificaram que, quando comparados com as pessoas com peso normal, os que apresentavam um IMC abaixo do normal tinham um risco 73% maior de morte e os obesos apresentavam um risco 36% maior de perecerem. Contudo, os que se encontravam ligeiramente acima do IMC normal (entre os 25 e os 29,9) apresentaram um menor risco de morte, na ordem dos 17%.

Em entrevista ao sítio Eurekalert, Keith Bachman, membro da equipa de investigação, explicou que o que foi analisado no estudo foi apenas a relação peso/mortalidade e não as suas causas. Contudo, o especialista referiu que ter boa saúde é muito mais do que o número registado no IMC. “Sabemos que as pessoas que escolhem um estilo de vida saudável têm uma melhor saúde”.

O investigador aconselha, por isso, uma alimentação saudável, a prática de exercício físico e a avaliação regular dos níveis de tensão arterial, colesterol e açúcar no sangue.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …