Estados-Membros Chamam à Atenção de Bruxelas para Crise do Vinho e das Frutas e Hortícolas

A delegação italiana no Conselho de Ministros da União Europeia de ontem, apoiada pela Espanha, França, Grécia, Polónia, Portugal, Hungria e Chipre, chamou à atenção para a crise do sector do vinho e das frutas e hortícolas.

Itália lembrou que o seu sector das frutas e hortícolas está em crise, devido aos baixos preços ao produtor, à redução do consumo e ao aumento das importações. Quanto ao vinho, assinalou a necessidade de mais destilações de crise. Por outro lado, lemos no site informativo Agrodigital, solicitou uma alteração no Regulamento de Gestão de Crises na Agricultura, ou seja, que inclua a possibilidade de retirado do produto do mercado e campanhas de promoção.

A comissária europeia da Agricultura recordou que já apresentou uma comunicação sobre a gestão de riscos e crises, como um primeiro passo para abrir o debate no Conselho, mas lembra que não se contempla alargar as redes de segurança existentes nas Organizações Comuns de Mercado, ressaltando a necessidade de um estudo, caso por caso, em cada sector.

Sobre a reforma do sector das frutas e hortícolas, Fischer Böel anunciou que a proposta da Comissão Europeia será apresentada no segundo semestre de 2006 e que irá no sentido de uma maior orientação para o mercado.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …