Espanha: Leite UHT sobe quase 13% em Outubro

O preço do leite UHT, em Espanha, subiu em média 12,7 por cento durante o mês de Outubro, de acordo com um estudo realizado pela organização de consumidores do país vizinho FACUA, que incidiu sobre várias marcas de leite em diversos espaços comerciais.

Em comunicado, a FACUA destacou que irá dar conhecimento dos resultados do seu trabalho ás Autoridades da Concorrência espanholas, para que seja investigado se se estão a produzir ou não “comportamentos oligopólicos e de concentração de preços, que possam estar a limitar a livre concorrência”.

Neste sentido assinalam que há marcas que “estão a utilizar a conjuntura de subidas de preços na origem para aplicar aumentos espectaculares no preço final”. A FACUA analisou os preços de 16 marcas de leite (UHT, 1 litro em tetra brik) em três cadeias de hipermercados: Carrefour, Alcampo e Hipercor. As marcas foram as seguintes: Puleva, Covap, Asturiana, President, Pascual, Carrefour, Reny Picot, Hipercor, Feiraco, Xoia, Ram, Auchan, Día, El Pulgar, Hacendado y Fineza

Por marcas, a Pascual subiu os seus preçso em 12,9% (mais 0,9% do que em Setembro), seguido da Puleva com 10,9% (mais 7,5%) e da CLAS com 21,3% (aumento igual ao de Setembro). O preço mais baixo encontrado é o do leite El Pulgar, fixado em 0,57 euros no Alcampo. O leite da Pascual e da Puleva está marcado a 1,05 euros em quase todos os espaços comerciais enquanto a CLAS (Asturiana) se posicionou a 1,02 euros.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …