Egipto: detectados mais casos de gripe das aves no Cairo

A Comissão Nacional da Luta Contra a Gripe Aviária (CNLCGA) do Egito, presidida pelo ministro da Saúde, Hatem al Jabali, comunicou o aparecimento de novos casos de gripe aviária no país, informa, esta sexta-feira, a imprensa local.

O vírus H5N1, a variante mais perigosa da gripe aviária, foi detectado em algumas aves de explorações localizadas no Cairo e nas províncias de Al Sharquiya e Al Qaliubiya, ao norte da capital, avança um comunicado citado pelos jornais.
A nota revela ainda que os exames médicos feitos ontem às 40 pessoas que trabalhavam nas explorações onde foram detectados os novos casos da doença provaram que não estão contagiados.

Segundo a CNLCGA, foram detectados até o momento casos de gripe aviária em 100 localidades do país, situadas em 14 províncias.

Após a aparição da gripe aviária em Fevereiro, as autoridades ordenaram o encerramento do Jardim Zoológico da capital, devido à descoberta de aves mortas pelo vírus no local.

O Governo egípcio decretou ainda o encerramento de milhares de lojas onde aves de capoeira são mortas para posterior venda, assim como a eliminação de galinheiros e pombais que muitos egípcios costumam ter junto das suas casas.

O Executivo anunciou igualmente que só permite a venda de aves de capoeira congeladas, pelo menos, até que a doença tenha desaparecido do país.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …