Dia Contra Transgénicos: Activistas e Artistas Alertaram para Riscos

Activistas e artistas juntaram-se sábado passado, na Praça da Figueira, em Lisboa, para alertar os consumidores para os riscos d o cultivo e consumo de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), no âmbito do Dia Internacional contra os Transgénicos.

“Os consumidores são os que têm o papel mais importante nesta decisão d e dizer não aos transgénicos”, disse um dos organizadores da iniciativa, que contou com actividades para crianças, plantação de flores, pintura, marionetas e postos de informação.

Gualter Barbas Baptista, activista do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA), inserido na Plataforma “Transgénicos Fora do Prato”, sublinhou “os riscos de contaminação das culturas tradicionais”, desde que foi introduzida, n o ano passado, a directiva europeia que permite a coexistência de culturas (tradicionais e transgénicas).

“Vários estudos dizem que essa contaminação é inevitável”, afirmou o activista que, além disso, alertou para o facto de “não se conhecer exactamente os riscos que pode vir a ter para a saúde, por isso, deve-se optar pelo princípio da precaução”.

“Queremos ter direito a uma agricultura sem transgénicos, queremos ter direito a zonas livres de transgénicos”, reforçou Gualter Barbas Baptista.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …