Dar leite de vaca nos primeiros dias de vida tem benefícios

Dados os problemas com a digestão do açúcar do leite de vaca, os pediatras desaconselham o seu consumo até certa idade. Mas um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, sugere que dar leite de vaca ao bebé nas primeiras semanas de vida protege a criança de desenvolver alergia à proteína do leite. O estudo foi publicado no “Journal of Allergy and Clinical Immunology”.

Dentro do grupo das intolerâncias aos lácteos, a alergia mais comum e perigosa pode provocar desde erupções, sintomas respiratórios e gastrointestinais até choque anafilático e morte.

Ao avaliarem dados de 13 mil bebés, a equipa liderada por Yitzhak Katz verificou que só 66 (0,5%) apresentavam alergia ao leite, muito menos de que o esperado. Estimativas apresentadas pelos investigadores referem que, na população em geral, esta alergia se situa entre 1 e 3%.

Contudo, os bebés alimentados pela primeira vez com leite de vaca aos 15 dias ou mais de vida apresentaram um risco de desenvolverem alergia ao leite 19 vezes superior ao constatado nos bebés expostos àquele leite durante as duas primeiras semanas de vida.

Segundo os cientistas, dar aos bebés pequenas quantidades de leite de vaca nas primeiras semanas de vida ajuda a evitar que o sistema imunitário reconheça a proteína do leite como uma substância estranha contra a qual deve lutar.

Os resultados não desincentivam a amamentação, mas funcionam como uma recomendação de que ela seja complementada com leite de vaca mais cedo do que é actualmente indicado. Contudo, os cientistas reforçam que são necessários mais estudos sobre os benefícios do leite de vaca no crescimento das crianças, advertindo, no entanto, para o facto de o beber leite de vaca desde cedo não ser garantia de que a criança não desenvolva alergia. Caso a criança apresente erupções cutâneas e vómitos nalgum momento, os pais devem recorrer a um alergologista, avisam os investigadores.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …