Chocolate preto ajuda na doença hepática

O chocolate preto, rico em cacau, poderá no futuro ser prescrito a pessoas com cirrose hepática dado ter-se mostrado eficaz na redução da hipertensão portal em pessoas com cirrose. O estudo foi apresentado no “Liver International Congress”, a reunião anual da Associação Europeia para o Estudo do Fígado, que decorre em Viena, na Áustria.

Para a investigação, foram avaliados 21 pacientes com doença hepática terminal. Verificou-se que os que tinham recebido uma refeição líquida de chocolate amargo com 85% de cacau apresentavam uma pressão arterial no fígado, denominada hipertensão portal (hipertensão da veia porta, que leva o sangue do intestino até ao fígado), fortemente inferior à dos pacientes que recebiam a mesma refeição líquida mas de chocolate branco. Este tipo de chocolate não contém as propriedades anti-oxidantes dos flavonóides presentes no cacau.

Antes e 30 minutos após a refeição, os pacientes realizaram uma ultra-sonografia Doppler para avaliar a eficácia da refeição na pressão venosa hepática. A hipertensão portal conduz a um aumento da pressão arterial no abdómen, capaz de atingir níveis perigosos em pacientes com cirrose e, em diversos casos, levar à rotura dos vasos sanguíneos.

“Esse estudo mostra uma associação clara entre comer chocolate amargo e uma menor hipertensão portal e demonstra poder ser importante implementar melhores formas de tratar os pacientes com cirrose”, disse, em comunicado enviado à imprensa, Mark Thursz, professor de Hepatologia no Imperial College, de Londres.

Acredita-se que os antioxidantes presentes no cacau sejam o motivo pelo qual o chocolate tem um efeito benéfico na redução da pressão arterial, dado que essas substâncias químicas ajudam a relaxar e a aumentar as células do músculo liso dos vasos sanguíneos.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …