China Proíbe Importação de Carne de Porco de Três Países Europeus

As autoridades chinesas embargaram temporariamente a importação de carne de porco da Holanda, Bélgica e Alemanha devido à suspeita de casos na Europa de intoxicação devido a dioxinas na carne de porco, refere hoje a imprensa local.

A carne de porco já exportada e a caminho da China será submetida a testes de dioxina à entrada no mercado chinês, diz a agência de notícias oficial chinesa Nova China, que cita a Administração-Geral de Quarentena e Controlo de Qualidade do país.

As autoridades de saúde holandesas iniciaram na quarta-feira o abate preventivo de 3.500 porcos em 10 unidades de criação que alimentaram os animais com ração contendo altos níveis de dioxinas, estando ainda em quarentena 144 unidades de criação de porcos no país.

No final de Janeiro, uma empresa de rações holandesa descobriu níveis de dioxinas acima dos permitidos pela legislação comunitária em gordura de porco comprada na Bélgica.

Depois de investigações, o governo belga confirmou que o nível de dioxinas superior ao normal foi causado por uma avaria nos filtros de uma fábrica de produtos químicos, mas sublinhou que o nível de dioxinas encontrado não causa da nos à saúde humana.

As dioxinas resultam de actividades industriais e da queima de resíduos e podem causar doenças como cancro, disfunções no metabolismo ou mesmo abortos espontâneos.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …